O Frio

A lareira, na continuação do chão da casa e onde cabia um homem de pé sem precisar de se dobrar, não se chegava a apagar. Adormecia, perdia a força, mas as brasas estavam sempre ali, prontas a voltar a acender. Eram dias frios, Dezembro chegava em força e Janeiro ainda ia ser pior, mas aqueles corpos já estavam habituados. Só conheciam a vida com meia dúzia de trapos em cima e sem direito a casaco pesado ou meias quentes. Estavam prontos para mais um dia, todos os dias, viesse o calor ou o frio. 

O sol amanhecia intenso, com uma luz laranja que alumiava até se perder de vista, mas que não tinha força para derreter a geada da noite. Os campos ficavam brancos toda a manhã, às vezes dava o meio dia e ainda se via o gelo. 
Mas ninguém se queixava. Saíam à rua como estavam, com os dedos a gelar e um fumo branco a sair da boca, mas ninguém se negava ao trabalho. Lamentos não resolvem nada e o trabalho sempre aquece. 

Quando o sol se punha era ver o nevoeiro da noite a misturar-se com o fumo das lareiras onde o comer borbulhava numa panela que já não tinha cor. Cheirava a fumo. Tão forte que se colava às roupas e aos cabelos durante todo o Inverno. E dentro das casas, mal acabadas e com a telha à vista de quem lá estava, nem a lareira aquecia. Disfarçava, era o que era. Era olhar para o lume e ver ali meio sustento que ajudava a dar conforto às almas. 

Quando chegava a hora de ir dormir, e sem mais nada além de um lençol a tapar o corpo, dividia-se o sustento pela família e a lareira passava a braseiras espalhadas pela casa. Baldes de brasas ainda incandescentes a dar conforto e a encher os pulmões com aquele fumo espesso de fogo a perder o vigor. A morte sempre a espreitar. 

-Deus olha por nós. 

Valha-nos isso. 



Texto publicado na Revista DADA de Dezembro de 2019

Comentários

  1. Ai que saudades da chaminé da minha avó que tinha lume aceso todo o dia, de manhã servia para aquecer o café e fazer torradas com azeite (o pequeno almoço diário da minha avó desde sempre)depois para fazer o almoço, enquanto almoçávamos o lume aquecia a água para lavar a loiça, pouco tempo depois começava a preparar o jantar também ele feito a lenha e no inverno eu tinha lugar VIP para jantar, tinha um banco de madeira pequeno e um maior que servia de mesa e como era a mais nova durante o inverno jantava junto ao lume instalada nos meus banquinhos, foi noutro século é verdade mas nunca me hei-de esquecer desses momentos da minha infância.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares