Caramelo Caseiro



 
Quando como pudim sou sempre a esquisitinha que diz "uma fatia sem molho". Não gosto de caramelo ou era o que eu pensava. Afinal, eu não gosto é do caramelo de compra. Lá está, esquisitinha. Agora, o caramelo caseiro, que fica com aquele tom dourado em vez de ser castanho, que é aromatizado à vontade do freguês e que tem um sabor a caramelo suave, desse eu gosto. Foi por isso que deixei de comprar caramelo e comecei a fazer. É fácil (se quiserem perceber os erros que fiz até conseguir um caramelo decente, vejam o vídeo no canal). Três ingredientes e está feita a festa.

Caramelo
Açúcar
Água
Limão

Colocar o açúcar numa panela (de preferência anti-aderente). A água a usar deve ser metade do peso do açúcar. Dessa água juntar metade à panela com o açúcar e aquecer a outra metade à parte.
Juntar umas gotas de limão à panela e levar ao lume sem mexer. Deixar borbulhar em lume brando até ficar com um tom de caramelo. Nessa altura, desligar o calor e adicionar a água a ferver com muito cuidado (aconselho o uso de mangas compridas e luvas de cozinha para evitar queimaduras). Misturar bem (com cuidado) e deixar arrefecer antes de colocar num frasco e guardar.
Podem aromarizar a gosto (menta, baunilha,...)




Comentários

Mensagens populares