Farinha, água e sal

O cheiro da massa a levedar. O calor do forno. O pão cozido a sair do forno, tão quente que queima os dedos, mas a pedir manteiga a derreter.

Gosto de pão. Seja com manteiga, com queijo ou com o próprio do pão. Pão com pão quando é caseiro e a estalar por fora é das melhores coisas que há. E há muito tempo que andava a experimentar fazer pão em casa. No primeiro confinamento, aproveitando o tempo que estava por casa, tentei aperfeiçoar a coisa. Muitos testes, muito pão que não cresceu, muito vídeo do youtube que me dava mais dúvidas do que certezas. Mas consegui fazer pão que ficou bom. Vários vezes. Daquele que estala quando sai do forno e se aguenta uma semana.

Passei a cozer uma vez por semana e congelo. Tenho pão para uma semana inteira e mais qualquer coisa e a receita base é sempre a mesma quando se trata de pão caseiro.

Pão Caseiro
para 2 pães 

800gr de farinha de trigo
525gr de água (uso da torneira) 
250gr de massa mãe activa
Sal

Numa taça juntar a farinha e 500gr de água e misturar bem até que não fique farinha seca na taça, se for preciso pode adicionar mais um pouco de água. Tape a taça com um pano e deixe repousar durante uma hora. 
Passado esse tempo, mistura a massa mãe com o que sobrou da água e junte à farinha. Amasse bem. Quando estiver tudo bem envolvido junte o sal e continue a amassar até que a massa forme uma bola suave que se descola da taça.
Passe para uma taça transparente e marque a altura da massa para que possa acompanhar o crescimento. Tape com pelicula aderente e coloque um pano por cima. Deixe num sitio quente. Aqui por casa costuma ficar junto à lareira.
Nas primeiras duas horas de levedação vamos fazer dobras na massa de meia em meia hora num total de quatro vezes. Para fazer as dobras ir puxando a massa de um lado para o lado oposto. Isto permite que a massa se torne mais elástica e faça aqueles olhinhos no interior do pão.
No fim das duas horas deixe levedar mais 2 a e horas sem mexer na massa. 
No final deste tempo, é hora de tender a massa. Prepare dois recipientes (duas taças, duas tupperwares ou dois cestos próprios para levedação) com um pano coberto com farinha.
Passe a massa para uma superficir enfarinhada e divida em duas. Para cada uma das bolas deve esticar a massa e dobrar como está explicado no vídeo no youtube.
Depois é levar ao frigorifico e deixar levedar no frio durante a noite.
Na manhã seguinte, aqueça o forno no máximo e coloque um tacho próprio para o forno lá dentro. Deixe aquecer durante uma hora. Quando terminar este tempo, tire o pão do frigorífico, passa para um papel vegetal e coloque no tacho. Tape bem e leve ao forno durante 25 minutos. Depois, destape o tacho, reduza para 190° e deixe cozer mais 10 minutos (cá por casa gostamos do pão mal cozido)

E o pão está pronto, só falta ir buscar a manteiga e fazer o chá. 😊


Algumas notas:
Embora o processo de autolise não seja necessário para todos os tipos de farinha, eu faço sempre porque sinto que ajuda no amassar e a massa chega mais facilmente ao ponto que é suposto. Não sei se é correcto, mas funciona.

Quando quero cozer o pão no dia em que o estou a amassar, eu prolongo o tempo que está a amassar até ao ponto em que a massa começa a fazer bolhas e só depois deixo levedar. Neste caso, não faço as dobras nas primeiras 2h, deixo só o pão descansar até crescer pelo menos três dedos. Depois é tender, colocar na cesta ou no tupperware ou o que for e deixar descansar enquanto o forno aquece. 

O tacho pode ser de barro, de ferro, seja do que for. Só tem de ser um tacho com tampa e que dê para ir ao forno, só isso. Já fiz com vários tipos de tacho e resultou sempre.

A massa mãe que uso é 50-50, a mesma quantidade de farinha para a mesma quantidade de água. Na farinha uso metade do peso em centeio e metade em farinha de trigo

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares