Que o maio não entre
Abril findava e eles cumpriam os passos de todos os anos. De tesoura no bolso, faziam-se aos caminhos que não eram mais do que carreiros mal semeados, em busca das flores que nasciam sem regras pelas colinas da serra. Voltavam de braços floridos. As flores amarelas e pequenas a resistir ao vento que soprava mais forte.
Já em casa, com Maio a bater à porta, arrumava-se a giesta em ramos improvisados. Galhos de flores metidos nas fechaduras e entalados nas janelas. A benção a todas as casas que se alinhavam pela rua e onde os ramos brotavam como se de solo se tratasse. Ninguém queria que o maio lhes entrasse pela porta sem encontrar entrave que lhe encurtasse o caminho.

Ninguém queria ficar amaiado que a comida na mesa dependia da força de trabalho e a família não se cria se o corpo não se levantar da cama. É preciso que os campos floresçam para o resto do ano, que as colheitas sejam tão abundantes como no ano anterior. Ou até mais, se Deus estiver por eles. E contra o maio, nem Deus os salva. É por isso que as giestas vão para as portas e a família está de pé ainda antes do sol de dia um romper.
Dos mais novos aos mais velhos, todos se levantam antes do galo dar ordem. Vestidos com a roupa de todos os dias, esperam que o dia desperte. A mãe benze os mais novos que ainda fecham os olhos com o peso do sono que ficou por dormir. Quando o maio chega com o sol tímido da Primavera, a família espera-o acordada e com a casa trancada a flores. O mal que saiu à rua, seguiu caminho sem entrar. O corpo não quebrou. Que continue o ano. Ali, o maio não entrou.
Diz-se que o mal não entra!!!
ResponderEliminarGostei de ler Vânia!
É isso mesmo, é uma protecção.
EliminarBeijinhos
Gostei de ler, pela curiosidade, pela intensidade =)
ResponderEliminarBeijinhos,
https://chicana.blogs.sapo.pt/
Obrigada :)
EliminarBeijinhos
Tão bonito Vânia. Gosto tanto de te ler. :)
ResponderEliminarQue bom. Obrigada :) Beijinhos
EliminarAdorei o texto linda :)
ResponderEliminarBeijinhos,
O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'
Obrigada :) Beijinhos
Eliminar