Hamburguer de grão

Não tem de ser sempre o mesmo. Podemos mudar as coisas, usar o que está à mão e inventar. O que é importante é pôr comida no prato que, de preferência, seja boa.
Normalmente uso grão que foi demolhado e cozido (a minha mãe é uma querida e trata disso por mim), mas grão de lara também faz uns belos hambúrgueres (é só escorrer bem)

Hamburguer de Grão 

300gr de grão cozido e escorrido
1 cebola
2 talos de funcho
2 c sopa de doce de Nêspera (ou maçã  ou alperce...)
1 cabeça de alho assado
Sal (usei aromatizado com limão) qb
Piripiri e Colorau qb
Coentros (folhas e caules)
75gr de panko ou pão ralado (pode ser preciso mais, depende da massa)
Azeite

Picar a cebola e o funcho.
Numa frigideira, aquecer azeite e saltear a cebola e o funcho e temperar com sal. Juntar os caules de coentros e deixar cozinhar. Quando estiver pronto, desligar o lume e reservar.
Num processador colicar o grão e processar até formar uma pasta. Juntar a cebola e o funcho, voltar a ligar o processador e juntar azeite enquanto está a misturar a o grao com a cebola e funcho. Juntar o doce de nespera e o alho assado. Processar tudo. 
Juntar o panko (ou pão ralado) e temperar com piripiri e colorau. Processar.

Passar a massa para uma tigela, juntar as folhas de coentros e misturar bem (se estiver liquido juntar um pouco de panko).

Moldar os hamburguers. Colocar num tabuleiro, forrado com um papel vegetal (ajuda a retirar os hamburguers do tabuleiro depois de estarem congelados), que aguente o congelador.

Quando estiverem congelados (mais ou menos 2 horas) passar para um saco ou caixa e guardar no congelador.

Para cozinhar é preferível descongelar antes para prevenir que fique torrado por fora e congelado por dentro, mas dá perfeitamente para tirar do congelador e levar à frigideira ou ao forno

Comentários

Mensagens populares