Velhozes à Vale da Pinta

 Estamos quase no Natal e eu, vá-se lá saber porquê, achei que era giro fazer velhozes. Para começar a entrar no espírito natalício e na tradição de Natal. Achei que o cheiro a óleo quente misturado com açúcar e canela era o que faltava. Mas depois apareceu-me em casa uma abóbora, pequena segundo me disseram, e eu lembrei-me que tinha de a arranjar para cozer. E que depois de cozer tinha de a escorrer e transformar em puré. Por momentos repensei as minhas opções de vida. Foram momentos curtos, mas existiram.


Lá tratei da abóbora, arranjei uma bola de pão em massa, tirei o abafado do armário e juntei à aguardente do bolo de Natal, tratei das laranjas e dos limões e lá fui à minha vida. Que é como quem diz: fui até à batedeira porque sou uma rapariga fraca e sem vontade de estar horas a amassar a massa.


Os velhozes são das receitas mais tradicionais aqui na aldeia e começo a achar que são únicos. Já vi muitas receitas por aí e já provei uns quantos que se dizem velhozes, mas não estão nem lá perto desta receita que a minha avó paterna fazia.


Este velhozes estão cheios de sabor. A receita é feita de bocadinhos em vez de pesos certos e mesmo assim tudo depende do paladar. É preciso perceber a massa, saber se quer mais abafado ou mais um bocadinho de laranja. Depois é deixá-la descansar. Com duas mantas em cima e junto à lareira. Esperar que cresça uns três dedos antes de fritar. Sem pressas que já se sabe que é inimiga da perfeição.


Dizem por aí que antigamente começavam a amassar de manhã e faziam no mínimo quilo e meio de farinha. Eu fiquei-me pelo meio quilo que isto já não é como era nesses tempos. Iam a fritar depois de jantar, na noite de Natal. Para mim, comem-se ainda quentes com um caneca de café das velhas a acompanhar e sentada na beira da lareira. Só depois disso é que dou início às celebrações natalícias.


Velhozes (à moda da minha avó)

1.5 kg de farinha

1.5 kg de abóbora cozida e feita em puré 

6 ovos

3 laranjas raspa 

3 tangerinas raspa

2 limões raspa

1 cálice de aguardente

1 cálice de abafado

6 colheres sopa de açúcar 

2 colheres sopa de canela

5 laranjas sumo

5 tangerinas sumo

1 bocado de margarina

Pó royal, sal

1 carcaça em massa

5 gr fermento seco de padeiro ou 25 gr de fermento fresco


Juntar tudo numa taça e amassar até que a massa deixe de colar à taça. Deve ser possível levantar a massa e ela tem de se descolar por completo da taça. 

Deixar levedar em lugar quente e tapada com mantas durante umas 3 horas, até crescer aproximadamente 3 dedos de altura. 

Numa taça pequena deitar um pouco de óleo para mergulhar as mãos sempre que tirar massa para fritar. Tirar a massa, fazer um buraco no centro e deitar no óleo a ferver. 

Depois de fritos, passar por açúcar e canela e estão prontos a provar. 



Comentários

  1. Finalmente alguém que passa a outros, sem arrogância, o conhecimento que também lhe foi transmitido! Já tentei junto de pessoas que não mostraram tal altruísmo! Vou fazer e darei conta do resultado! Obrigada.Feliz Natal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada.
      Quando fizer diga como ficou e se gostou, quero saber 😉

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Finalmente alguém que passa a outros, sem arrogância, o conhecimento que também lhe foi transmitido! Já tentei junto de pessoas que não mostraram tal altruísmo! Vou fazer e darei conta do resultado! Obrigada.Feliz Natal

    ResponderEliminar
  3. Finalmente alguém que passa a outros, sem arrogância, o conhecimento que também lhe foi transmitido! Já tentei junto de pessoas que não mostraram tal altruísmo! Vou fazer e darei conta do resultado! Obrigada.Feliz Natal

    ResponderEliminar
  4. Olá, eu não tenho batedeira e a minha massa feita à mão não ficou como a sua do vídeo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A massa feita à mão demora muito tempo a amassar. É preciso muita paciência e força, aqui em casa era feito à vez. Quando a massa está pronta ela não faz uma bola, ela está elástica e descola-se com facilidade da tigela quando é puxada.

      Eliminar
  5. Está agora a levedar. Estou receosa do resultado 😟

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenha medo. Deixe levedar, quando chegar ao ponto aqueça bem o óleo na frigideira e tire bocadinhos da massa (que vai estar elástica) estique na mão, faça um buraco no meio (tal como no vídeo) e coloque no óleo. Deixe fritar.
      Diga-me como ficou e se achar que não ficou bem, envie email com as fotos da massa e eu tento ajudar com o pouco que sei.
      Boa sorte com os fritos.

      Eliminar
    2. Já percebi qual o problema da sua tentativa, faltavam os ovos na receita (uma amiga acabou de me alertar para isso). São 6 ovos para 1.5kg de farinha.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares