Pão de Forma

Eu gosto de pão caseiro. e preferência cozido em forno de lenha, mas se não puder ser que seja como for. Mas caseiro. Com chouriço. Integral ou de trigo. Com invenções ou simples. E cheio de olhinhos, se for possível.

Com esta aventura da massa mãe, aventurei-me noutros pães e como o senhor que mora cá em casa tem uma paixão sem fim por pão de forma (principalmente daquele de uma marca bem conhecida, mas que eu acho que é tão artificial que nem pão é), eu procurei por uma receita do dito cujo.

Esta foi a primeira receita que experimentei e continuo a fazer várias vezes. Se cortarem em fatias e congelarem, depois é só colocar no forno ou na torradeira e fica pronto. Não é a minha primeira escolha, tenho de ser sincera, mas faz uma bela de uma tosta mista.

Para cozer este pão uso uma forma de bolo inglês com 30cm de comprimento.

Pão de Forma

575gr farinha de trigo T65

345gr água 

150gr de fermento massa mãe

12gr sal

12gr água

55gr manteiga sem sal amolecida

50gr açúcar mascavado ou amarelo

Numa taça misturar a farinha com a água. Misturar muito bem até ficar uma bola sem vestígios de farinha seca, se necessário molhar as mãos enquanto se mistura. 

Deixar repousar entre 1 a 2h. 

No fim do tempo de repouso, juntar a massa mãe dissolvida em 12gr de água. Misturar. Se tiver dificuldade em juntar a massa com o fermento tente misturar primeiro com a ajuda da colher de pau e depois bata na máquina (ou amasse à mão).

Quando estiver misturado, junte o sal e em seguida o açúcar. Por fim, junte a manteiga aos poucos e deixe que a manteiga se integre na massa. Deixe a massa bater até se descolar da taça (caso esteja a amassar à mão deve deixar bater até que a massa  não se cole às mãos.

Passe para uma taça limpa e deixe levedar durante 2h. Ao fim deste tempo, faça as dobras na massa (neste vídeo explico como fazer as dobras) e deixe descansar mais 2h. No final da segunda fase de levedação, deite a massa numa superfície enfarinhada, molde ao seu gosto (costumo dobrar tal como faço com o pão caseiro), passe novamente para a taça e leve ao frigorífico durante a noite (o frigorifico deve estar a mais ou menos 4º)

Na manhã do dia seguinte, retire a massa do frigorifico, passe para um asuperficie enfarinhada, volte a moldar para ficar com uma forma rectangular e passe para a forma de bolo inglês que deve ter uma folha de papel vegetal.

Deixe levedar num sítio quente até que a massa chegue ao topo da forma.

Aqueça o forno a 200º. Deixe aquecer durante uns 40 minutos. Leve o pão ao forno durante 25 minutos e depois diminua a temperatura para 180º e deixe mais 15 minutos no forno. Se estiver a ficar muito queimado por cima, coloque uma folha de alumínio a tapar.

Tire do forno e deixe arrefecer fora da forma num tabuleiro de rede.



E está pronto. Experimentem, fica bastante bom (embora eu continue a preferir o pão caseiro)

Comentários

Mensagens populares