Pastéis Caseiros

A manhã já estava próxima da hora de almoço e não havia qualquer ideia do que fazer. Não estava nada a descongelar e a básica massa para desenrascar era coisa que não apetecia. Assim, depois de avaliar as hipóteses disponíveis eu decidi que era dia de almoço vegetariano. Há dois anos que tento incluir mais opções vegan ou vegetarianas na nossa alimentação e, embora alguém não esteja muito convencido, já fiz umas receitas muito saborosas e rápidas (o que nos dias em que ao meio dia ainda não sabemos o que vamos almoçar , é óptimo).

Desta vez, foram uns pastéis de cogumelos e espinafres

Pastéis de Cogumelos e Espinafres

Massa
250gr de farinha sem fermento
125gr de manteiga sem sal fria
1 ovo
Água fria
Sal

Numa tigela, juntar a farinha e a manteiga cortada em cubos e, com os dedos, miaturar as duas até ficar com aspecto de areia.
Juntar o ovo e misturar. Aos poucos juntar água fria e misturar até ficar uma massa suave. 
Levar ao frigorífico durante meia hora (no mínimo)

Recheio
Duas mãos cheias de cogumelos desidratados
Água a ferver
150gr de espinafres
1 cebola
2 c. Sopa de farinha
100ml de bebida vegetal de Amêndoa 

Numa taça colocar os cogumelos e juntar água a ferver. Reservar. 
Numa frigideira colocar um fio de azeite e juntar a cebola. Deixar cozinhar até ficar translúcida.
Juntar os espinafres e deixar cozinhar. Quando estiverem cozinhados, escorrer a água dos cogumelos e envolver bem nos espinafres. Juntar a farinha e envolver bem e adicionar a bebida vegetal e deixar cozinhar até ficar um molho mais espesso. Não é suposto ficar com muito molho, só o suficiente para envolver os ingredientes.

Esticar a massa e dividir em círculos. Colocar o recheio e fechar tal coml se fecham os rissois. Colocar num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal e pincelar com um pouco de bebida vegetal. Se quiser pode colocar umas sementes por cima, eu juntei sementes de papoila. 
Levar ao forno a 190° durante 20 minutos ou até a massa crescer um pouco e ficar dourada por fora.
Servir com uma salada sal ou legumes assados no forno. É tão bom!


E se sobrar algum recheio, não deite fora. Coza massa, junte ao recheio numa frigideira, adicione 2 ou 3 colheres de leite de amêndoa e tem mais uma refeição que isto não são tempos de desperdício.




Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares