A Autora

Chamo-me Vânia e ando lá pela terra desde que nasci. Já lá vão mais de trinta anos que uma pessoa já não vai para nova e os anos começam a pesar. Tenho de confessar que aquilo por aqueles lados tem o seu encanto. E as suas surpresas. 

Tenho um certo gosto pelos tempos que já não voltam, pelas histórias que passam de boca em boca sem se saber se são verdade, pelos ofícios que se vão perdendo, pela memória que não cuidamos, mas que nos torna naquilo que somos. Tenho uns ares saudosistas, é o que é, e um gosto especial pela vida na aldeia. Dizem que isto é mais saudável. Eu só sei que gosto disto por aqui e que nem oito anos a viver na capital me fizeram mudar de opinião. 

Foi por isso que comecei este blogue. Para manter a memória. Para mostrar que a vida lá pela terra é mais do que viver fora da cidade. 




O Blogue

Este blogue surge porque escrevi um texto sobre esta coisa de viver lá pela terra e alguém me perguntou "Porque é que não começas um blogue?". E eu comecei. 

Os textos tentam recuperar uma memória que começa a ficar perdida. Memória de tempos antigos em que a vida era muito mais difícil, mas nem por isso mais triste. Era diferente. Mas as histórias que nos vão contando vão-se perdendo. Porque não temos tempo para ouvir os mais velhos ou por outra desculpa qualquer. E eu acho que isso é uma pena.

Os textos publicados têm por base as histórias que se vão ouvindo de outros tempos que depois é misturada com a ficção que vem de quem nunca os viveu. E depois há sempre um ou outro que fala da terra nos dias de hoje, do bom e do menos bom de se viver por aqui e dos recantos perdidos por aí em que ainda se pode aproveitar um bocadinho daquela doçura de quem vive longe da agitação das grandes cidades.

Para saber mais sobre isto tudo: todas as quartas-feiras às 18 horas é publicado um texto novo. 




Mensagens populares