Cenouras para o risotto

No fim de ano decidi fazer cenouras como acompanhamento para o jantar. Umas cenouras com sumo de laranja, mel e ervas aromáticas. Lindas e saborosas, mas que ficarqm na travessa porque, percebi mais tarde, ninguém quer comer cenouras na passagem de ano. 

Como cá em casa tentamos não estragar comida, juntei as cenouras, o cheddar e o espumante que também sobraram aos cogumelos que tinha no frigorifico e fiz risotto de cenouras e cogumelos. 

Estava tão bom que até o meu namorado que não é fã de pratos só com legumes, adorou. 

Quem diz que os restos não fazem uma excelente refeição? 


Mistura de cogumelos e cenouras 

250gr de cogumelos

6 cenouras pequenas (usei sobras do Ano Novo e tinham sido salteadas com sumo de laranja, mel e tomilho)

Numa frigideira colocar um fio de azeite e deixar aquecer. Juntar os cogumelos e deixar fritar sem mexer demasiado. Quando estiverem quase prontos juntar a cenoura cortada em cubos, temperar com sal e envolver tudo.

Reservar. 


Risotto

(2 pessoas)

250gr de arroz para risotto 

2 talos de aipo cortados em fatias finas

1 cebola cortada em cubos pequenos

Queijo Cheddar

Espumante

1/2 litro de caldo de legumes

2 cenouras (usei sobras do Ano Novo e tinham sido salteadas com sumo de laranja, mel e tomilho)

Num tacho pequeno, aquecer o caldo de legumes com um pouco de água (se começar a ficar sem caldo a meio da receita pode ser juntar água e aquecer)

Num tacho alto, colocar um fio de azeite e deixar aquecer. Juntar a cebola e o aipo e deixar amolecer. Adicionar as cenouras e mexer bem. Juntar o arroz e deixar fritar um pouco antes de adicionar o espumante ou outro vinho a gosto.

Ir mexendo o arroz e quando estiver a ficar seco, juntar uma concha de caldo de legumes e repetir este processo até o arroz estar cozido. Nessa altura, juntar os cogumelos e as cenouras salteadas e envolver. 

Juntar 2/3 do queijo que pretende usar, envolver e temperar com sal e pimenta a gosto.

Para finalizar, desligar o lume, juntar o resto do queijo e mais uma concha de caldo, envolver bem, tapar e deixar repousar durante uns minutos. 

Servir com mais um pouco de queijo ralado por cima do risotto e aproveitar. Estava óptimo.



Comentários

Mensagens populares