Uma nova refeição

Detesto desperdiçar comida e cá em casa temos dificuldade em cozinhar só para dois, por isso há sempre qualquer coisa que sobra. 

O problema? Não gosto de comer muitas vezes seguidas a mesma coisa. Sim, sou esquisita com essas coisas. Por muito que goste de um prato, prefiro não o repetir muitas vezes. 

A parte boa? Acabo por inventar maneiras diferentes de preparar os restos, assim é sempre uma refeição diferente e acaba por ser um exercício de imaginação (sim, às vezes não corre bem, mas na maior parte das tentativas até consigo safar-me)

Desta vez tinha uns bocadinhos de entrecosto no forno que tinham sobrado. O entrecosto estava cheio de sabor, tinha sido temperado com canela, gengibre, erva doce e mel. Sabia a Natal. E assim passou de entrecosto a uma sandes com entrecosto estaladiço e cheio de sabor para um almoço rápido. Estava muito bom e nem me pareceu que estava a repetir uma refeição.


Pão

para dois pães

300gr de farinha com fermento

100gr de àgua

50gr de azeite

sal

Juntar todos os ingredientes e amassar até fazer uma bola de massa suave.

Dividir em duas bolas mais pequenas e levar a uma frigideira antiaderente quente. Cozer de um lado e depois virar a massa. Ter atenção para não queimar.


Cebola e maçã caramelizada

1 maçã cortada em meias luas

meia cebola roxa cortada em meias luas

1 colher de sopa de açúcar amarelo

manteiga

1 cálice de Vinagre Balsâmico

Numa frigideira, colocar a maçã, a cebola e a manteiga. Levar ao lume e deixar a manteiga derreter mexendo sempre. Juntar o açúcar e ir mexendo até a cebola amolecer.

Juntar o vinagre balsâmico e deixar reduzir até ficar uma mistura caramelizada.

Abrir o pão, juntar a cebola e maçã caramelizada e o que mais quiser e está pronto. 



Cá por casa juntámos entrecosto no forno, mas antes cortámos em bocados pequenos e deixamos fritar um pouco numa frigideira para ficar mais crocante.

Estava tão bom que nem me lembrei de tirar uma fotografia, mas no canal de YouTube há um vídeo com todo este processo explicado. Passem por lá, é só clicar aqui.

Comentários

Mensagens populares