E chegou 2021

Cozinhei muito no último ano. Para mim e para os outros. Muitos dos meus tupperwares andaram por aí perdidos e os sacos do pão seguiram o mesmo caminho. Fiz muitas experiências. Umas tentativas foram um sucesso, outras um ponto de partida. Mas quando é um sucesso e acerto numa receita preferida de alguém, é algo que me deixa de coração cheio. Fazer comida para partilhar com outros é incrível, melhor ainda quando acertamos no que os outros gostam. 

Esta receita é um desses casos. Já experimentei várias receitas de pavlova e de suspiro, esta é a mais fácil de fazer porque nem preciso de ir buscar o livro de receitas: é só usar o mesmo peso de claras, açúcar branco e açúcar em pó. Simples. A minha mãe adora suspiros e esta receita corre sempre bem. Desde que a descobri já fiz várias vezes e no final os suspiros ficam sempre bonitos, estaladiços por fora e cremosos por dentro. Desta vez, para entrar no novo ano em grande, decidi transformar os suspiros em pavlova e fazer duas mais pequenas (uma para a minha mãe e outra para mim) e decorar com natas e lemon curd caseiro. Ficou tão bom que me faz acreditar que 2021 traz coisas boas. 


Um bom ano!


Suspiros

150gr de claras

150gr de açúcar branco

150gr de açúcar em pó


Bater as claras. Quando começar a fazer uma espuma branca, juntar o açúcar branco aos poucos e continuar a bater até que as claras fiquem firmes.

Juntar o açúcar em pó e envolver nas claras com uma espátula com muito cuidado para não perder o ar.

Num tabuleiro, colocar o preparado das claras (pode fazer suspiros pequenos usando o saco de pasteleiro ou fazer maior para ficar como pavlova)

Aquecer o forno a 100º/120º e levar o tabuleiro ao forno durante 1h30 a 2h (normalmente, quando começa a rachar desligo o forno). No fim do tempo, desligar o forno e deixar o tabuleiro lá dentro até arrefecer por completo.


Cobertura

400ml de natas para bater ou natas frescas

Lemon curd a gosto

Avelãs tostadas

Framboesas


Bater as natas até ficarem firmes. Colocar em cima da pavlova a gosto e juntar o lemon curd. Misturar os dois e decorar com avelãs e framboesas.




Quando faço os suspiros ou pavlova tenho atenção aos seguintes pontos para garantir que não se desfaz tudo no forno:

- A taça para bater as claras deve estar limpa. Costumo passar com metade de um limão pelo interior e depois limpar com um pano.

- O forno deve estar com uma temperatura baixa.

- Depois de ficar pronta, deixar arrefecer dentro do forno desligado. Costumo fazer a pavlova depois de jantar e deixar no forno desligado durante toda a noite depois de estar pronta. Assim tenho certeza que de manhã posso abrir o forno sem medo porque de certeza que já está fria.



Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares