O pudim

É a sobremesa preferida do meu tio e aquela a que eu torcia o nariz sempre que aparecia na mesa. Quando me servia do pudim, ou quando alguém me passava um prato com o dito cujo, evitava o caramelo a todo custo. "Sem caramelo", lá dizia eu apressadamente. Aquele sabor amargo não era do meu agrado, vá-se lá saber. Ainda hoje não é. Gostos, é o que vos digo. Mas agora descobri as delícias do caramelo caseiro com um toque de limão e baunilha e tenho de confessar: este pudim é incrível. 

Receita da minha mãe, escrita num caderno sem qualquer informação de tempos ou temperaturas e feito tantas vezes que as folhas estão marcadas com nódoas. Tal como se quer, é a prova da qualidade do pudim sem que seja preciso provar. Mas eu provei e, modéstia à parte, estava bem bom. 

O pudim mandarim pode ser substituido por ovos, talvez usar 12 ovos em vez dos 8, mas sou sincera, não experimentei. Cá em casa, o pudim é mesmo com o mandarim. 

Pudim de Ovos

1l de leite
8 ovos
1 pudim Mandarim
1 colher de sopa de Maizena
300gr de açúcar
Caramelo

Junte o pudim com a maizena e o açúcar. Junte os ovos um a um e misture bem. Junte o leite e bata bem até ficar uma mistura homogénea.
Unte uma forma com caramelo (se for caseiro ainda melhor) e deite a mistura do pudim na forma.
Leve ao forno em banho marua durante 30 a 40 minutos. Quando o palito sair limpo, desligue o forno e deixe o pudim arrefecer lá dentro. Quando estiver morno leve ao frigorífico (normalmente deixo de um dia para o outro)




Comentários

  1. Bom dia a todos a paz de Jesus e o Amor de Maria esteja comigo e com minha família 💕 Senhor faça se em nós instrumento de Vossa PAZ ❤️

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares