O Bolo Rei

É bolo que está sempre na mesa. Ali, redondinho e cheio de frutas. E ali fica pelos dias festivos que poucos são os que lhe tocam.

Todos os anos, são encomendas e encomendas de bolo rei e na maior parte das casas não serve para muito mais do que para enfeitar. Eu gosto dele quando já está seco e assim para o duro. Nessa altura, é cortar em fatias finas, meter na torradeira e barrar com manteiga. Aí sim, o bolo é rei. Até lá, é deixar ganhar tempo.

Cansada de ver o bolo a envelhecer na mesa, o ano passado meti mãos na massa e fiz um. E outro. E experimentei mais umas quantas receitas e nenhuma estava tal e qual como eu queria. Este ano, decidi misturar tudo e mais qualquer coisa. O resultado não ficou nada mal.

Bolo Rei

750gr de farinha sem fermento
145gr de açúcar 
120gr de manteiga própria para bolo rei (ou margarina)
2 ou 3 ovos
45gr de fermento de padeiro fresco
200ml de água morna
230gr de frutos secos picados
180gr fruta picada (pode ser da cristalizada, mas eu uso a que é só picada porque não tem um sabor tão intenso) 
Sal
5 colheres de sopa de mistura de licores (normalmente uso aguardente, abafado, licor beirão e vinho do Porto) 
Fruta e frutos secos para decorar
1 ovo batido para pincelar 
Açúcar em pó 

Juntar os frutos secos, a fruta picada e as bebidas numa caixa e misturar bem. Deixar tomar sabor durante duas horas.

Ao fim das duas horas, misturar o fermento e a água, misturar e deixar repousar. 
Numa taça misturar a farinha, os ovos, o açúcar, a margarina, 2 ovos e a mistura de fermento. Amassar bem. Juntar o sal e continuar a amassar até se descolar da tigela. Se estiver muito seco, juntar o terceiro ovo.
Quando se descolar da tigela, juntar a mistura de frutos secos e fruta picada e amassar até ficar incorporado na massa. Envolver em pelicula aderente e deixar a levedar num sitio quente (normalmente, deixo perto do aquecedor).

Quando terminar de levedar, passar para uma superfície enfarinhada e moldar os bolos. Com esta receita costumo fazer 4 bolos com uns 500gr cada um.

Depois de moldar os bolos, passar para um tabuleiro revestido a papel vegetal e deixar levedar mais uma hora. Ligar o forno a 180°.

Ao fim da segunda levedação, pincelar com o ovo batido e decorar com a fruta e o açúcar em pó. 

Levar ao forno durante 20 minutos se dividir a massa em 4 bolos, caso faça só 2 ou 1 bolo tem de deixar mais tempo. Vá vigiando.



Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares