O calcanhar de Aquiles

Todos os anos a mesma coisa. Chega o Natal e lá vou eu. Dizem que fazer o mesmo e achar que vamos ter resultados diferentes é estúpido, por isso digamos que eu repito a mesma estupidez todos os anos.

Na véspera de Natal lá estou eu, armada com receitas, batedeiras e todos os ingredientes certos e a receita, seja ela qual for, dá sempre para o torto. O meu calcanhar de Aquiles, o Grinch do meu Natal, o pior de todos os vilões: o Tronco de Natal.

Todos os anos tento e todos os anos fica uma desgraça. O que me falta em jeito, compenso em força de vontade. Desta vez voltei a tentar, antes do Natal e tudo, e decidi fazer um video porque nada melhor do que deixar as nossas desgraças imortalizadas. O vídeo está no YouTube e a receita está aqui. Se quiserem ver alguém completamente à nora a tentar seguir uma receita, é ir ao youtube e divirtam-se 😊

Tronco de Natal

(receita retirada do livro "As 100 mais famosas sobremesas do mundo" ) 

4 ovos

125 gr de farinha

125 gr de açúcar 

1 colher de café de fermento

100 gr de chocolate de culinária 

80gr de manteiga sem sal

Ligar o forno a 240° e forrar um tabuleiro rectangular de ir ao forno com papel vegetal e untar o papel com manteiga. 

Separar as gemas das claras em duas tigelas. Na tigela das gemas juntar o açúcar e bater até que fique esbranquiçado. 

Juntar a farinha e o fermento e voltar a bater até que fique incorporado. Derreter o chocolate e a manteiga e juntar à massa do bolo. 

Bater as claras em castelo e envolver na massa de chocolate. 

Colocar na forma e levar ao forno durante 14 minutos. Entretanto untar uma folha de papel vegetal com manteiga. Quando o bolo estiver cozido, virar para cima da parte untada da folha de papel vegetal e enrolar a torta. Deixar arrefecer. 

Quando estiver frio, abrir a torta com cuidado e rechear com o buttercream e voltar a enrolar. 

Cortar as pontas em diagonal e colocar dos lados da torta e cobrir com o chocolate. 

Decorar a gosto. 

Continental Buttercream

(receita retirada do livro "Cakes and Cake Decorating") 

2 gemas

50gr açúcar branco

3 colheres de água 

150gr de manteiga sem sal amolecida

Numa tigela, bater a manteiga até ficar em creme.

Levar uma caçarola ao lume com a água e o açúcar e deixar levantar fervura. Deixe ferver durante 2 minutos e verifique se faz o ponto estrada. 

Deite as gemas numa tigela e junte o xarope de açúcar. Atenção, junte o xarope em fio e vá sempre mexendo as gemas com uma vara de arames. Cuidado com salpicos e vá mexendo até ficar frio. (eu juntei o xarope muito quente a uma tigela e gemas muito frias o que fez com que parte do xarope ficasse sólido, tenha atenção a isso nesta fase) 

Quando estiver frio, junte à manteiga e bata bem até ficar um creme. (eu juntei uma pouco de concentrado de baunilha) 

Cobertura de Chocolate

(foi já no fim, com muito cansaço e não anotei quantidades, mas o objectivo é que fique um líquido espesso e brilhante) 

Chocolate Culinária 

Manteiga sem sal

Açúcar em pó 

Numa tigela juntar o chocolate e a manteiga e levar ao microondas em períodos de 15 segundos indo sempre verificando se já está derretido. Quando estiver quase, mas ainda apresentar algum chocolate por derreter, tirar do microondas e ir mexendo para derreter o restante. 

Quando estiver tudo derretido, juntar cerca de duas colheres de açúcar em pó. 


Se fizerem esta receita ou outra qualquer de tronco de Natal, digam qualquer coisa. E já agora digam qual o vosso segredo para um tronco de Natal infalível (eu acho que um dos meus problemas é usar um tabuleiro muito estreito), tenho de conseguir fazer um tronco de Natal sem erros. 

Este, mesmo sem estar perfeito, estava excelente de sabor. 










Comentários

  1. Vânia , li na diagonal e deixo a minha impressão baseada na minha experiência do bolo enrolado que me sai bem:
    - O forno fica-se pelos 180 graus;
    - O tabuleiro é gande o que resulta num "bolo" baixinho que ao enrolar dá várias voltas;
    -Desenformo e, ainda quente recheio e enrolo. Fica enrolado.;
    -Coloco no prato de serviço e então cubro com o que for.

    Não tenho aqui a receita, mas vou mandar logo que possa. Sai sempre bem.
    Beijinhos e bom Natal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu acho que o meu tabuleiro é muito pequeno. Vou tentar encontrar um maior. Se me arranjar a receita agradeço imenso 😊
      Obrigada

      Eliminar
  2. Parece-me muito bem. Está com ótimo aspecto.
    Bom Natal

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares